quinta-feira, 23 de abril de 2015

Tipos de edemas


  Os edemas são acúmulos de substância em determinadas partes do organismo humano e podem ser evidenciados por meio da realização do exame físico.
 O edema deve ser analisado clinicamente por meio da inspeção e palpação, analisando a profundidade e extensão do mesmo.

Edema Alérgico: pode ser generalizado (anasarca), mas costuma restringir-se a certas áreas, principalmente à face. Instala-se  de modo súbito e rápido.
Por esse motivo, a pele se torna lisa e brilhante, podendo também se apresentar com temperatura aumentada e coloração rubra (avermelhada). Trata-se de um edema mole e com certa elasticidade.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Curva glicêmica


  Exame de sangue feito, principalmente, para o diagnóstico do diabetes e serve para medir a capacidade do organismo de processar uma quantidade excessiva de glicose (condição conhecida como hiperglicemia) em um determinado tempo. 
  O sangue é colhido pela manhã, após jejum (de 10 a 12 horas) para verificar a taxa padrão de açúcar (glicose). Em seguida, a pessoa ingere uma espécie de xarope contendo glicose e uma nova coleta de sangue é realizada duas horas após a ingestão. Em algumas situações, a critério médico, a coleta do sangue poderá ser feita em intervalos de tempo maiores ou menores, podendo chegar a seis horas de duração
  Para realizar o exame, o paciente não poderá, sob hipótese alguma, usar laxantes antes. Também são vetados fumo e atividade física, mas não há restrição ao consumo de água. Em caso de diarréia ou uso de medicamentos, é preciso informar ao profissional de saúde que está realizando o procedimento. 

  Valores de referência 
 Em jejum: glicose abaixo de 100 mg/dL.
Após duas horas da ingestão da carga de glicose: abaixo de 140 mg/dL.
Valores acima, respectivamente, de 125 e 200, são considerados quadro de diabetes mellitus.
Valores intermediários, sugestivos de pré-diabetes ou inconclusivos, podem demandar a repetição do exame em outra data e/ou a mudança do intervalo de tempo das coletas de sangue.  

domingo, 12 de abril de 2015

Ministério da Saúde. Cartilha Entendendo o Sus


  Cartilha Entendendo o Sus:
  
  http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2013/agosto/28/cartilha-entendendo-o-sus-2007.pdf

Portaria nº 399/GM, de 22 de fevereiro de 2006

  Consolidação do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do Referido Pacto.
 

Portaria SVS/MS n° 453, de 1 de junho de 1998

  Aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios-x diagnósticos em todo território nacional e dá outras providências.

  http://www.conter.gov.br/uploads/legislativo/portaria_453.pdf

Creatinina

  Exame que mede os níveis da creatinina, substância que resulta do metabolismo da creatina, essencial para a energia muscular. É um indicador das condições dos rins, avaliando sua capacidade de filtração. Valores aumentados apontam diminuição da função renal, desidratação, obstrução do trato urinário ou doenças musculares. Os níveis diminuídos podem indicar gravidez e massa muscular reduzida
  O exame pode ser feito por coleta de sangue ou pela análise de uma pequena quantidade de urina e é necessário jejum de quatro horas. Exercícios físicos muito intensos antes do exame podem alterar o resultado. 
 Valores de referência

Crianças até 12 anos = 0,3 a 0,8 mg/dL
Mulheres adultas = 0,6 a 1,0 mg/ dL
Homens adultos = 0,8 a 1,2 mg/dL