O câncer é uma doença degenerativa grave, que pode atingir qualquer órgão ou região do organismo. Ele é caracterizado pela formação de um tumor maligno, que pode gerar metástases, que espalham o câncer por outras áreas do corpo, diminuindo as chances de cura da doença. No entanto, quando ele é descoberto precocemente, geralmente possui boas chances de cura.
TIPOS :
Os tipos de câncer mais comuns são:
Câncer de pele: Gera sintomas como manchas nas pele e tem grandes chances de cura quando é diagnosticado no início. Seu tratamento pode ser feito com radioterapia, quimioterapia, cirurgia, crioterapia ou curetagem.
Câncer de próstata: Gera sintomas como dificuldade em urinar e sangue na urina, possuindo boas chances de cura quando é diagnosticado no início da doença. Seu tratamento pode ser feito com radioterapia, quimioterapia ou cirurgia para retirada da próstata, dependendo do estadiamento do câncer.
Câncer de boca: Pode gerar sintomas como feridas de difícil cicatrização na boca e emagrecimento sem causa aparente, tendo cura em 80% dos casos. Seu tratamento pode ser feito através da radioterapia e cirurgia.
Câncer de intestino: Pode gerar sintomas como sangramento ao evacuar
Câncer de pulmão: Gera sintomas como tosse com sangue, dificuldade em respirar e emagrecimento sem causa aparente. Quando é descoberto no início da doenças, tem maiores chances de cura e o seu tratamento pode ser feito através da cirurgia, radioterapia ou quimioterapia ou a combinação dos 3.
Câncer de estômago: Gera sintomas como úlcera crônica, de difícil cura e o seu tratamento requer mudanças no estilo de vida, alimentação, além da toma dos remédios indicados pelo médico, raquiterapia e quimioterapia.
Câncer de colo de útero: Gera sintomas como sangramento vaginal marrom com sangue e tem grandes chances de cura quando a doença é descoberta precocemente através de exames preventivos como o papanicolau, por exemplo. Seu tratamento pode ser feito através da radioterapia, quimioterapia ou cirurgia para retirada do útero.
Câncer de mama: Gera sintomas como alterações no formato da mama, caroço no peito e possui maiores chances de cura quando é diagnosticado e tratado precocemente. Seu tratamento pode ser feito através da radioterapia, quimioterapia e cirurgia para retirada do tumor ou de toda a mama, dependendo do estadiamento da doença.
Apesar destes serem os tipos de câncer mais comum, esta doença pode afetar diversas outras regiões do corpo.
SINTOMAS :
Os sintomas do câncer variam de acordo com a área afetada, mas alguns sintomas que geralmente estão presentes em todos os tipos de câncer são:
Mal estar,
Febre e
Emagrecimento sem causa aparente.
DIAGNÓSTICO :
O diagnóstico do câncer pode ser feito pelo médico clínico geral ou oncologista através da observação dos sintomas do indivíduo e do resultado de exames como exames de sangue, raio-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada ou ultrassonografia, por exemplo. Estes exames podem ser úteis para a visualização do tumor, mas para certificar-se de que se trata de um câncer, uma biópsia laboratorial deverá ser realizada.
TRATAMENTO :
O tratamento para o câncer vai depender do tipo de câncer que o indivíduo possui, mas geralmente o câncer pode ser tratado através do uso de medicamentos específicos, chamado quimioterapia; radioterapia, uma técnica que utiliza a radiação para diminuir o crescimento do tumor; e cirurgia para retirada do tumor, dos gânglios linfáticos mais próximos e das áreas afetadas por ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário