A cardiomiopatia hipertrófica é uma doença grave que leva ao aumento da espessura das paredes do coração deixando-o mais rígido e com maior dificuldade em bombear o sangue, podendo levar à morte. Este espessamento pode ser localizado ou generalizado, sendo muitas vezes a principal causa de morte em atletas jovens durante uma competição.
CAUSAS :
As causas da cardiomiopatia hipertrófica podem ser: distúrbios genéticos, hipertensão arterial ou pode ocorrer devido ao estreitamento da válvula aórtica.
SINTOMAS :
O principal sintoma da doença é a falta de ar de maneira crônica, que pode estar associada a uma dor no peito. Devido ao mau bombeamento do sangue, as chances de ocorrer morte súbita são aumentadas.
DIAGNÓSTICO :
O diagnóstico da doença é feito com base nos exames de eletrocardiograma, ecocardiografia, raio-x de tórax.
TRATAMENTO :
O tratamento para a cardiomiopatia hipertrófica é feito com medicamentos que regularizam os batimentos cardíacos e/ou a pressão arterial, evitando as arritmias cardíacas e a progrssão da doença. Dependendo de cada caso, pode ser indicado um implante de CDI ( cardiodesfibrilador implantável) que é ativado quando ocorre arritmia, evitando a morte súbita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário