domingo, 15 de março de 2015

Aneurisma

  Um aneurisma é caracterizado pela dilatação anormal de um vaso sanguíneo, provocado pelo enfraquecimento das paredes do vaso, trauma ou por alguma doença vascular.

    TIPOS:                                           
  • Aneurisma da aorta abdominal
  • Aneurisma da aorta torácica
  • Aneurisma cerebral
  CAUSAS:
  As causas para a ocorrência de um aneurisma não estão totalmente claras para os médicos. Algumas pessoas já nascem com algum tipo de aneurisma (aneurisma congênito), geralmente provocado por defeitos em partes da parede arterial.
  Os locais mais comuns para a ocorrência de aneurismas incluem:
  • Aorta, que é a principal artéria do coração (aneurisma da aorta abdominal ou aneurisma da aorta torácica)
  • Cérebro (aneurisma cerebral)
  • Na parte de trás do joelho (aneurisma da artéria poplítea)
  • Intestino (aneurisma da artéria mesentérica)
  • Artéria no baço (aneurisma da artéria esplênica).
   FATORESDE RISCOS:
  A pressão arterial elevada, o colesterol alto e o tabagismo podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver certos tipos de aneurismas. Acredita-se que aterosclerose também desempenhe um papel fundamental na ocorrência de alguns tipos de aneurisma, principalmente os da aorta abdominal.
  Da mesma forma, a gravidez é, muitas vezes, ligada à formação e também à ruptura de um aneurisma da artéria esplênica.

  SINTOMAS:
  Os sinais e sintomas dependem única e exclusivamente do local do aneurisma. Se ele ocorrer perto da superfície do corpo, o paciente pode apresentar dor e inchaço na região, que poderá ficar, ainda, com uma espécie de caroço visível também. Aneurismas dentro do corpo, principalmente os cerebrais, muitas vezes não causam sintomas – somente quando se rompem.
  Se um aneurisma romper, pode haver dor, pressão arterial baixa, aumento da frequência cardíaca e vertigens. O risco de morte após a ruptura é alto.

  COMPLICAÇÕES:
  A principal complicação possível decorrente de um aneurisma é o seu rompimento, que pode levar a complicações graves de saúde. Se ocorrer no cérebro, por exemplo, a ruptura do aneurisma pode levar a um AVC. Em geral, as consequências de um aneurisma que se rompe variam de acordo com o tipo e com a localização do aneurisma em questão.
 O rompimento de um aneurisma é uma emergência médica e pode levar o paciente à morte se não for tratado a tempo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário