quinta-feira, 26 de março de 2015

Cateterismo cardíaco


  É um procedimento invasivo que facilita a realização de exames cardíacos, como a cineangiocoronariografia e a ventriculografia. Ele consiste em introduzir um tubo maleável – o cateter – até o coração através de uma artéria (em geral da região da virilha). O cateter permite a administração de injeções de contraste para identificar a existência de placas de gordura nas artérias ou de qualquer outra anormalidade na região.

  Com o cateterismo é possível verificar se as artérias coronárias estão ou não obstruídas, parcial ou totalmente (cineangiocoronariografia). É utilizado também para avaliação da pressão e do conteúdo do oxigênio do sangue no átrio e nos ventrículos do coração (ventriculografia). Serve também para avaliação de doença valvular e congênita do coração.

  Para o procedimento, o paciente é anestesiado (anestesia local ou geral de curta duração, a critério médico) e o médico introduz o cateter, conduz o tubo até o local desejado, injeta o contraste e realiza uma série de exames de raio X com o paciente em diferentes posições.

Para realização é necessário jejum prévio de pelo menos seis horas e o paciente deve estar com um acompanhante. O resultado é demonstrado por laudo com a interpretação do médico, baseada nas imagens obtidas durante o cateterismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário